Buscar no Blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Se Relacionar é Redescobrir a Quem se Ama Todos os Dias


Quando fugimos dos nossos relacionamentos, nos escondendo em máscaras e inverdades, criamos ilusões que nos impedem de construir alicerces com fundamentos, e conseqüentemente nos impedem de enfrentar a vida como ela é. Então retiramos do existir a autenticidade, com isso permitimos que nosso coração dê espaço a frustração.
Dessa maneira acabamos por nos esconder em uma falsa imagem, que por sua vez nos impedira de sermos amados e conhecidos naquilo que somos. O Relacionar-se é uma realidade que nos caracteriza como humanos, e na medida em que nos relacionamos com uma qualidade melhor, melhor pessoas nos tornamos.
Quem se relaciona, envolve-se: Ama e é Amado, Decepciona-se e Decepciona, Perde e Ganha... Enfim, estamos então sujeitos às diversidades que compõem o envolver-se, mas, nem por isso temos o direito de fugirmos por medo de sofrermos. É fácil e muito conveniente evitar o relacionamento com os outros, principalmente se nos causam problemas. Porém, se fizermos isso, estaremos nos esquivando das respostas exigidas pela vida; dessa forma, trilharemos um caminho que nos levará a solidão.
É no ato de nos relacionarmos que somos moldados e nos tornamos melhores, por isso, fugir da convivência com outros é eliminar da vida a possibilidade de crescer. Para adquirirmos essa maturidade, nosso amor não pode ser superficial, fazendo-nos desistir daqueles que não compreendemos e que não nos agradam. Quem ama não desiste do outro, mas acredita nele mesmo sem o compreender. Amar é assumir o outro com suas conseqüências e circunstâncias independentes das dificuldades contidas nessa opção.
A vida é movimento, e para entender alguém é preciso ter a delicadeza para compreender as transformações que acompanham essa pessoa. Cada pessoa é dinâmica, é movimento: “Ninguém conversa com a mesma pessoa duas vezes”, pois, a cada minuto novas experiências operam no ser uma constante transformação, fazendo com que a pessoa de hoje não seja a mesma amanhã. Para construir sólidos relacionamentos é necessário estar disposto a descobrir novamente o outro a cada dia.
Quem ama tem a ternura necessária para não exigir que o outro seja o mesmo todos os dias, pois, deposita em suas mãos a liberdade de se construir a cada segundo, buscando compreender suas cotidianas transformações e ampliando assim a maneira de enxergá-lo e assimilá-lo. Amar é redescobrir a quem se ama todos os dias, permitindo que o ser se renove como as águas de um rio, pois, ninguém mergulha no mesmo rio duas vezes em virtude do constante movimento das águas.
Alguém é sempre mais do que possamos definir ou conceituar, e assim precisa estar: livre para se revelar no que é, sem ser encarcerado em exigências infantis.

2 comentários:

  1. Muito interessante. Vivo tentando dizer algo bem parecido a alguém e ainda não havia conseguido.
    Parabéns pelo blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir